Região Turística da Estrada de Ferro
Um passeio bucólico, com cara de antigamente, vai ser, em breve, uma opção para quem visita Goiás. O Trem Turístico vai passar pelas estações de cidades e povoados. Em arquitetura Art Déco, as ferroviárias foram quase todas restauradas, e estão prontas para fazer parte deste projeto que cria um novo produto para incentivar o Turismo.
A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música, segundo o presidente do Fórum de Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa, que é o secretário de Turismo e Cultura de Silvânia. Valdir disse que o plano está em fase de viabilidade técnica.
Para que tudo funcione, Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí e Vianópolis, que fazem parte da Região Turística da Estrada de Ferro, além de Senador Canedo, Caldazinha e dos povoados de Ponte Funda e Caraíba, se comprometeram a restaurar prédios históricos, instalar sinalização turística e placas informativas sobre os atrativos nas rodovias e a fazer melhorias na infraestrutura de acesso, para garantir o sucesso do projeto.
Contação de estórias dentro do vagão, os melhores doces típicos, a cachaça famosa, o alimento regional, as festas tradicionais, o artesanato singular, a arquitetura de época no casario, bibliotecas e igrejas, as belezas naturais, maravilhas que Goiás tem a oferecer, vão desfilar diante dos olhos do turista pela janela da locomotiva. Em algumas cidades, o visitante poderá viver a experiência única de se hospedar na casa dos moradores.
A criação do novo produto para atrair as pessoas, com o Turismo voltado para a nossa cultura, história, culinária e artesanato, conta com o apoio da Goiás Turismo.