Na última segunda-feira (30/01), o governador goiano Ronaldo Caiado assinou uma ordem de serviço para restauração da Catedral de Sant'Ana, patrimônio histórico e tempo religioso significativo para a cidade de Goiás. A obra terá serviços de revisão do telhado, forros, pisos, sistemas elétricos, entre outras intervenções. Os trabalhos devem ser iniciados em abril deste ano por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A inciativa faz parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção” com investimento de R$ 18,5 milhões para restaurações de 10 igrejas em todo o Estado: Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Pirenópolis), Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (Silvânia), Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Jaraguá), Igreja de São José (Mossâmedes), Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Luziânia), Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida de Goiânia), além das igrejas Nossa Senhora Aparecida, Santa Bárbara, São João Batista do Arraial de Ferreiro e a Catedral de Sant'Ana, na cidade de Goiás. Os prédios religiosos foram escolhidos a partir de um total de 24 igrejas tombadas ou em fase de tombamento como Patrimônio Material do Estado de Goiás. Um conjunto de critérios foram levados em consideração para a escolha das 10 igrejas selecionadas, a exemplo da excepcionalidade, a deterioração estrutural e arquitetônica e pela ordem de solicitação de restauração.
De acordo com a publicação feita no site oficial da Secult, a intenção é de preservar o patrimônio cultural, a secretária interina da Cultura, Yara Nunes ressaltou que “preservar nossos edifícios históricos é preservar a cultura goiana já que estes locais não representam apenas um espaço físico, mas são guardiões da nossa memória, tradições e manifestações culturais, e ainda atraem grande quantidade de fiéis que precisam de condições dignas para exercerem sua fé”.