Ponte das Pedra
Na divisa de Paraúna com Rio Verde a força das águas do rio Ponte de Pedra esculpiu uma ponte natural de pedra e formou por baixo da ponte uma caverna cheia de estalactites e estalagmites que desperta bastante interesse cientifico, além do interesse turístico por toda beleza existente no local.
É um monumento de singular beleza e proporção. Distante do município cerca de 60 km. a maioria do trajeto em asfalto de boa qualidade, pega um pequeno trecho de estrada de terra, trata-se de um local romântico e agradável, apesar de se encontrar meio escondido no meio de abundante vegetação. Estacionarmos na clareira aberta para este fim, embrenhamos pela mata à direita e chegamos à margem do rio que tem o mesmo nome. Em divisa à esquerda, ele corre em direção a uma pequena queda d’água e desaparece em um túnel, sob a terra. De onde estávamos podíamos observar um quadro deslumbrante. O rio caudaloso, corre em meio a grandes rochedos e muita vegetação, desaguando numa passagem retangular, em queda livre, formando uma pequena cachoeira na entrada da caverna sob a montanha.
Ali ele penetra e desaparece momentaneamente, reaparecendo cerca de 100 metros à frente. Uma rocha maciça estende-se sobre o teto como uma viga providencialmente colocada ali.
Apesar da vegetação abundante em volta tudo é cativante, envolvente e muito harmônico. Retornamos pela trilha e caminhamos na direção da caverna, descendo pela mata circundante, encontrando, enfim, uma entrada para o interior da terra. Era fantástico. Parecia-se que estávamos diante de um portal. No alto, como uma moldura arqueada de uma ponte havia uma formação maciça de pedra, como se tivesse sido colocada ali por algum tipo de tecnologia. Ela, de fato, dava suporte ao teto da gruta e se assemelhava a uma viga de sustentação perfeitamente ajustada.
Entramos pela passagem e nos encontramos em seu interior. Era bem grande, alta, abobadada e de beleza incomparável. Por ali o rio passava lentamente, ocultando-se no interior da terra e aparecendo de novo, 100 metros adiante. De um lado podia se ver um portal retangular por onde a correnteza, numa pequena cascata, penetrava no interior da gruta, percorrendo-a em seu leito calmo e sombrio. Do outro lado, havia uma outra fenda, também retangular, por onde o rio saia suavemente e se tornava visível outra vez.
O ponto turístico conhecido como Ponte de Pedra I, é um local adequado para banho, com águas calmas e com aproximadamente 2,5 metros de profundidade, havendo necessidade de percorrer uma pequena trilha, com grau de dificuldade leve, para chegar ao local.
Nas proximidades do local, existe um mirante, de onde os visitantes contemplam a beleza do lugar.Alguns visitantes mais aventureiros, amantes de esportes radicais vão ao local para praticar rapel e canoagem.
A gruta possui aproximados 20 (vinte) metros de altura. A água é turva, com correnteza, deixando o local impróprio para banho.
Quando acaba o asfalto, tem um restaurrante (RESTAURANTE PONTE DE PEDRA), que serve de referência ( se colocar no google ) e pode ser importante pro auxilio dos visitantes, pois pode oferecer refeiçes, lanches, aguá e sanitários. Outra informação importante é a necessidade de ser acompanhado por um guia, pra melhor segurança e pra poder desfrutar de todas as pecularidades do local, o conselho é que saia de Paraúna acompanhado de um guia local. Por enquanto ainda não estão cobrando pra entrar, mas a idéia é cobrar uma taxa de manutenção em breve, objetivando a melhoria do acesso, mobilidade, segurança e limpeza, para proporcionar cada vez mais um passeio mais agradável e seguro. Bom Passeio.
Por: Alex Martins com informações da Secretaria de Turismo de Paraúna