PROJETO DE REABILITAÇÃO DO MERCADO ABERTO DA AVENIDA PARANAÍBA CONCEITO DE REABILITAÇÃO URBANA
A Carta de Lisboa¹ foi um documento elaborado em 1995, com a intenção de nomear os tipos de intervenção direcionados para termos urbanos. Trata-se da elaboração de alguns conceitos para serem aplicados em tecidos urbanos degradados que seriam, posteriormente, substituídos por novas e modernizantes estruturas arquitetônicas. Dentre vários destes conceitos, destaca-se o de “Reabilitação Urbana” que nada mais é do que (...) uma estratégia de gestão urbana que busca requalificar a cidade esxistente através de intervenções múltiplas destinadas a valorizar as potencialidades sociais, econômicas e funcionais, a fim de melhorar a qualidade de vida das populações residentes; isso exige o melhoramento das condições físicas do parque construído pela sua reabilitação e instalação de equipamentos, infra-estruturas, espaços públicos mantendo a identidade e as características da área da cidade a que dizem respeito. CARTA DE LISBOA, 1995.
Camelódromo da Paranaíba hoje - Foto Alex Martins
Diante do exposto acima, pode-se afirmar que o “Mercado Aberto da Avenida Paranaíba” é um espaço urbano que necessita – em caráter de urgência – de uma “Reabilitação Urbana” efetiva e definitiva. Ou seja, carece de uma gestão urbana voltada à RE-qualificação daquele espaço garantindo, tanto ao trabalhador, quanto ao público/ consumidor, maiores comodidades durante seu tempo de permanência no local. Para tanto, não só será necessário o melhoramento do espaço físico existente, como também de se criar ali novas atividades econômicas para que, com isso, possa ser dada àquela área uma “nova vida” , e à população do centro da cidade mais dignidade e orgulho.
DIAGNÓSTICO:
Em visita recente ao “Mercado Aberto da Avenida Paranaíba”, pôde-se identificar algumas questões relacionadas ao espaço físico:
1. Por se tratar de uma área aberta, é necessário que haja a montagem e desmontagem diária das bancas, o que gera: - necessidade de locação de barracões para guardar as bancas; - caos no trânsito nos horários em que os montadores levam e buscam as bancas nos barracões; - problemas sociais entre os comerciantes e os montadores, em que os primeiros alegam que estes últimos, além de não terem o devido zelo por suas bancas, eles SÓ realizam a montagem/ desmontagem caso os feirantes os paguem semanalmente.
2. Ainda por se tratar de uma área aberta, à noite – quando não há mais feiras – aquele espaço torna-se um ponto de marginalização e prostituição;
3. Ausência de espaços destinados à Estacionamentos de veículos e bicicletários;
4. A Cobertura promovida pelas tendas além de provocar um aumento considerável da temperatura dentro do local, ainda escurece o ambiente e gera a necessidade de se manter as luzes acesas durante todo o período da feira;
5. Quando ocorrem as chuvas, o escoamento das águas pluviais que vêem das Ruas 6,7,8 e 9 adentram o espaço da feira e causam enormes transtornos aos feirantes, principalmente àqueles que possuem suas bancas voltadas a esta extremidade;
6. Falta de segurança/ guardas no local;
7. Depredação dos banheiros e espaços edificados;
8. Nas áreas destinadas à Alimentação não há pontos de água e os feirantes têm (em cada Ala do Mercado) uma Copa de 4,00m² para abastecer/ subsidiar aproximadamente 20 bancas;
9. Ausência de um espaço específico para crianças, quando da realização de compras dos adultos;
10. A área destinada à Administração é um cubículo quente e tão pequeno, que se torna impossível que o Administrador Local receba qualquer pessoa, ou mesmo permaneça muito tempo no local.
PROGNÓSTICO :Camelódromo da Paranaíba, revela descaso total. Foto Alex Martins
Apesar de tantas problemáticas detectadas, verificou-se muitas possibilidades no local, sendo que após a resolução dos problemas pontuados pode-se criar um espaço atrativo e agradável:
Goiânia é uma das Capitais Nacionais que mais atrai turistas com o intuito de fazerem compras, logo a Vocação para Feiras já é préexistente na cidade, o que torna-se um ponto altamente favorável à esta intervenção;
A simples criação de áreas para Estacionamento e aumento das baterias de Sanitários e Apoio Operacional já atrairia muitas pessoas ao local;
O fato de o “Mercado Aberto da Paranaíba” estar localizado numa das principais avenidas de Goiânia e exatamente no setor central da cidade, possui ônibus com linhas para quase todas as demais Regiões da Capital e Região Metropolitana.
Também a criação de Espaços destinados aos Serviços Públicos possibilitaria ainda mais a atratividade de pessoas ao local; O núcleo pioneiro de Goiânia é composto por um acervo arquitetônico no estilo Art Déco, e homenageá-lo seria uma forma de valorizar ainda mais o espaço em questão.
PROPOSTA ARQUITETÔNICA:
Para a Reabilitação do Mercado Aberto da Paranaíba manteve-se como Ponto de Partida a idéia de se dirimir os problemas gerados pelo fato dele ser aberto, tornando-o então fechado (pelo menos durante o período noturno) e integrando-se as suas duas alas leste e oeste através de uma plataforma central localizada no pavimento superior. Outra idéia foi a de homenagear o estilo Art Déco de Goiânia, com suas formas brutas e geometrizantes, monumentalidade, ritmo marcante, simetria e escalonamentos, conforme mostra a imagem abaixo:
o qu
O que está escrito acima, não é nenhuma viagem, são dados, conclusões, diagnósticos da própria Prefeitura de Goiânia, esse é um projeto que se encontra em poder da Prefeitura. apenas um exemplo, que estamos levando ao conhecimento da população e principalmente dos moradores do Centro, que há tempos vem lutando, luta inglória, diga-se.
Projeto como esse mostra que na realidade o poder publico tem as armas e conhece a realidade, o que falta é definir prioridades e querer realmente resolver os problemas, criar alternativas pra população.
Ao trazer isso a público, essa idéia,esse projeto engavetado, apenas queremos mostrar que existem soluções possíveis, mas sem a organização da população e sem a vontade política fica dificil. mas temos que acreditar que é possivel. Sem a esperança......
Autoria do Projeto:
Prefeitura Municipal de Goiânia
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - SEMOB
Diretoria de Estudos e Projetos
Departamento de Projetos Civis.
Autora da Proposta: Arquiteta Ludimilla Mutão Moreira
CAU/GO A48.657-4
Por: Alex Martins, Guia Turístico de Goiás.