TURISMO E AGRICULTURA FAMILIAR NO CERRADO DA CHAPADA DAS EMAS
A Região do Pinga Fogo, na Serra dos Caiapós, município de Mineiros no sudoeste Goiano, foi palco para a realização de um importante evento que teve como principal protagonista, a Agricultura Familiar. Um dos temas que permeou o encontro foi o Turismo de Base Comunitária. Coordenado pela rede de cooperação que trabalha no fortalecimento da agricultura familiar, UNIFIMES, EMATER, COOPERMIN, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CREDITAG e demais parceiros, foi realizado no dia 25 de novembro de 2023, no Sítio Ebenezer, Assentamento Formiguinha, o Encontro da Agricultura Familiar do Território Rural de Identidade Parque das Emas, bem como a primeira reunião presencial de planejamento da ACOF 2024 (21ª edição da Feira AGROCENTRO OESTE FAMILIAR) e ainda, com o início do período chuvoso, foi feito o plantio de 1.000 mudas de espécies nativas do Cerrado dentro do Programa Virada Ambiental, na sua 5ª Edição.
Foto - Alex Martins
O encontro teve início no período da manhã com um painel sobre Turismo de Base Comunitária na Região do Pinga Fogo, com a participação de agricultores da região e membros do Fórum de Turismo da região Chapada das Emas. Em seguida, através de metodologia participativa, o grupo fez uma avaliação do ano de 2023 e elaborou propostas para ações em 2024. O período da tarde ficou por conta do planejamento da ACOF 2024, que acontecerá em Mineiros-GO nos dias 08 a 10 de maio de 2024, e que terá como eixo norteador o tema: Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas dos municípios de toda região e ainda com diversas instituições entre elas representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, FETAEG, FETRAF, UFG, UFJ, Sebrae, entre outras.
Foto - Alex Martins
O turismo no meio rural é uma alternativa de renda na agricultura familiar e tem-se mostrado como atividade inovadora que agrega valor tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e cultural, principalmente em assentamentos de reforma agrária. O campo, além de produzir alimentos, energia e fibra, se presta ainda à outras funções não-agrícolas e outros bens não mercantilizados como a proteção dos recursos naturais, da paisagem e da cultura. Esse entendimento faz parte do conceito da multifuncionalidade da agricultura.A multifuncionalidade da agricultura traz o conceito de que o meio rural não é apenas um local para se produzir alimentos. O turismo, a produção de artesanato, atividades não-agrícolas também são exemplos de bens produzidos no campo. Ainda, dentro da visão da multifuncionalidade, o meio rural contribui ainda com bens não mercantilizados como a manutenção dos recursos naturais, da paisagem e da cultura.
Foto - Alex Martins
A agricultura familiar, mais que uma forma de organização da produção, é um modo de vida, que vem ao longo dos anos resistindo e tentando se firmar diante dos modelos de desenvolvimento da agricultura moderna.A agricultura familiar é definida a partir de três características centrais, a gestão da unidade produtiva, a maior parte do trabalho fornecida pelos membros da família e a propriedade dos meios de produção. De acordo com os dados do IBGE, ela responde pela maioria dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros.
Foto - Alex Martins
A região do Pinga Fogo conta com os Assentamentos Formiguinha, Serra das Araras e Pouso Alegre. A região apresenta um relevo acidentado e é cortada pela Serra do Caiapó, que apresenta uma bela paisagem cênica, com morros de arenito apresentando formas que caracterizam as micro-regiãos, como a Serra das Araras, o Morro do Portão, a Pedra Aparada, entre outras. Devido ao relevo acidentado, existem cachoeiras na região e córregos com uma beleza peculiar. A vegetação nativa predominante é o Cerrado Senso Stricto contendo uma grande quantidade de frutos de espécies nativas do Cerrado como o baru (Dypterixalata Vog.), jatobá (Hymenaeacourbaril L.), pequi (Caryocar brasilienseCamb.), mangaba (Hancorniaspeciosa G.), que são aproveitados pela comunidade.
Foto - Alex Martins
Os assentamentos da Região do Pinga Fogo foram implantados há aproximadamente vinte anos e a consolidação dos mesmos ainda se encontra em processo de andamento. Ainda encontram uma série de dificuldades para se estabelecerem economicamente. A atividade econômica atual é a pecuária de leite, com a fabricação de queijos, produção de hortaliças, produção de panificados e farinha de mandioca. Dada às características de solo e relevo, alternativas econômicas como o turismo, já é realidade nos assentamentos. Existem na área 50 famílias assentadas.
Foto - André Monteiro
Várias ações e iniciativas já foram tomadas no sentido de alavancar o desenvolvimento turístico na região. Entre as principais ações desenvolvidas no município de Mineiros-GO, destacam-se: realização do Seminário de Turismo Rural (1998); Levantamento do Potencial Turístico do Município de Mineiros-Goiás (2003); inclusão do município nos roteiros integrados do Ministério do Turismo – Região Agroecológica (2006); revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional das Emas (2004); realização do I Encontro Regional de Turismo no Meio Rural em Mineiros (2006);Roda de Conversa: Cultura e Turismo e Agricultura Familiar em Mineiros-GO – situação atual e perspectivas (2016); Roda de Conversa Turismo em Mineiros: desafios, na Feira de Empreendedorismo da UNIFIMES (2022) e Participação Fórum de Turismo Região Pegadas do Cerrado e em 2023 desmembrado para Região Turística Chapada das Emas, conforme a regionalização da Agência Estadual de Turismo –Goiás Turismo.
Foto - Alex Martins
Na região dos assentamentos do Pinga Fogo, destaca-se ainda a realização de dois safáris fotográficos, realizados nos anos de 2010 e 2012, onde além do serviço de guia, os agricultores familiares preparam as refeições e comercializaram seus produtos (farinha, castanha de baru torrada, paçoca de barudoces, entre outros) aos turistas.Atualmente nos assentamentos, algumas famílias já atuam com o turismo de base comunitária, possuem guias treinados, área de camping e roteiros já estabelecidos.
Foto - André Monteiro
Diante desse contexto, observa-se que a agricultura familiar pode trilhar caminhos diferentes e que cabem novos desafios para o desenvolvimento rural, que vão desde o entendimento da dinâmica, passando pela multifuncionalidade da agricultura e pela inovação.As experiências em turismo nos assentamentos rurais da região do Pinga Fogo em Mineiros-Goiás têm demonstrado que esse é um caminho a ser seguido. Agregar às lidas rotineiras do campo mais uma atividade que gere renda e ao mesmo tempo conserve um local de grande beleza cênica, contribuindo para um período de grandes desafios frentes às mudanças climáticas.
Márcia Maria de Paula
Engenheira Agrônoma
Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional
Atualmente é Assessora Parlamentar na
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás –
Deputada Estadual Rosângela Resende e
Professora no Centro Universitário
de Mineiros - UNIFIMES