O homem e sua relação (necessária) com a natureza
Desde os primórdios o homem estabelece relações íntimas com a natureza, pois é nela que ele começou a conviver desde a existência humana. Ou seja, o homem tinha em seu entorno os mais variados frutos naturais que o campo oferecia, ele se deparava e se relacionava com os rios e mares, inclusive com os animais (terrestres, aquáticos ou aves) diversos que existiam nesses ambientes. E desde o início o ser humano, a partir da necessidade, começou a aprimorar técnicas (daí surge o conceito de tecnologia) para conviver nesse ambiente, que é a natureza.
Campo Limpo no Parque Nacional das Emas - Foto André Monteiro
Hoje, início do século 21, quando refletimos sobre as infinitas possibilidades de desfrutar dos bons e agradáveis momentos com a natureza, sabemos que seria impossível registrar todos os incríveis espaços que nela existem. Seria inviável por pelo menos duas razões: pela dimensão do nosso planeta; assim como pela impossibilidade de calcular quais espaços já deixaram de existir em virtude da ação do próprio homem.
Cachoeira da APA do Encantado no Rio Araguaia - Foto João Machado
Durante os milhões de anos de planeta terra, a natureza sempre esteve lá. O que ocorre é exatamente a presença (e invasão) dos seres humanos, considerados racionais, nesses espaços – por vezes negativa. Ainda bem que existem lugares saudáveis e protegidos que merecem ser divulgados e compartilhados, sobretudo porque é necessária a relação do sujeito com a natureza, aquela que não é marcada pela poluição e exploração, mas sim por momentos históricos que certamente ficarão na memória. A cachoeira Dois Saltos, em Mineiros, é um desses espaços incríveis que tornaram possíveis a construção de lembranças significativas. Viva a natureza preservada!
Vista do Vale da Cachoeira dos Dois Saltos, na divisa de Mineiros com Santa Rita do Araguaia - Foto Pablo Regino
Evandro Salvador A. Oliveira
“Crossfiteiro, ciclista, viajante, aventureiro e admirador da natureza”
É professor universitário no curso de Educação Física (UNIFIMES), pesquisador, doutor em Educação pela Universidade de Uberaba e doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal.