A História de sucesso da COMIGO
A força do agrenegócio impulsiona o Turismo na Região Turística Pegadas no Cerrado
A história do desenvolvimento do município de Rio Verde não teria sido possível sem a participação e até o caráter visionário de muitos cidadãos. A Cooperativa COMIGO é o maior exemplo disso, pois graças a uma necessidade surgiu uma oportunidade e um grupo de visionários decidiu encarar a falta “de tudo para a atividade rural incipiente de então”.
Em 1974, os produtores rurais de Rio Verde tinham o costume de se reunir no Posto Horizonte, às margens da BR-060. Ali esboçaram os primeiros traços do que se tornaria a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO). O grupo queria remover alguns obstáculos, como: deficiências na aquisição de sacaria, óleo lubrificante e outros insumos, e também a falta de armazéns e secadores para arroz, principal produto cultivado na época, seguido do milho.
De lá pra cá muita coisa se transformou, novas cidades foram sendo incorporadas ao raio de ação da empresa, e área de atuação da cooperativa foi se ampliando, como também o número de associados, os produtos industrializados e, consequentemente, seus colaboradores.
Primeira loja em 1976 - Foto de arquivo enviada pela Secretaria de Turismo de Rio Verde.
A COMIGO foi fundada em Rio Verde-Goiás por 50 produtores rurais do Sudoeste goiano que estavam dispostos a mudar o perfil da agropecuária regional, instituindo novos conceitos de produção e de comercialização. Incentivou o uso de insumos modernos, de tecnologias inovadoras, instalou um grande sistema armazenador e partiu para a transformação de matérias-primas. Além de Rio Verde, onde se situa a sede administrativa e o complexo industrial, a COMIGO hoje está instalada diretamente em mais 16 municípios com lojas agropecuárias, produção de suplementos minerais e unidades armazenadoras.
Construção da Primeira Esmagadora - 1983 Foto enviada pela Secretaria de Turismo de Rio Verde
Nome: Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano
Fundação: 06 de julho de 1975
Gênero: Cooperativa de beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agropecuários.
Quadro Social: 8.300 cooperados (2019)
Quadro funcional: 2.626 funcionários (2019)
Faturamento anual: R$ 4,6 bilhões (2019).
Inauguração da Sede Administrativa - 1984 Foto enviada pela Secretaria de Turismo de Rio Verde
Como uma empresa séria e de valores, a COMIGO se baseia nos sete princípios do cooperativismo, que são as linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. São eles:
- 1 Adesão voluntária e livre
- 2 Gestão democrática
- 3 Participação econômica dos membros
- 4 Autonomia e independência
- 5 Educação, formação e informação
- 6 Intercooperação
- 7 Interesse pela comunidade
Por: Laudelino Nogueira