Santa Rita do Araguaia e o Queijo Cabacinha.
Uma fazenda às margens do Rio Araguaia deu origem à cidade de Santa Rita do Araguaia, no sudoeste Goiano, onde se dá a divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso. Uma estreita ponte, com apenas 29 metros de extensão, na BR 364, separa os municípios de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT.
O Rio Araguaia, que nasce a aproximadamente 100 km acima, no município de Mineiros, nas imediações do Parque Nacional das Emas, desce brando e vai se agigantando, mostrando sua força e beleza logo mais à frente.
Rio Araguaia Foto Alex Martins
Já na entrada da cidade o queijo cabacinha, um produto de grande atração, em tamanhos variados e muita fartura, obriga os transeuntes a uma pausa na viagem.
É produzido nesse município e também em outros da região das nascentes do Rio Araguaia; promove competividade ao turismo gastronômico e dá sabor à viagem de quem anda por lá.
O Queijo Cabacinha do Araguaia é produzido há quase um século nos municípios goianos de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia, municípios esses pertencentes à Região Turística Pegadas no Cerrado. Também é produzido nos municípios mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca, tendo como característica principal a textura fibrosa e o formato de cabaça – fruto de uma planta da família das cucurbitáceas.
Barracas na Rodovia 364 vendendo o Queijo Cabacinha - Foto Alex Martins
A Região se uniu em torno de conseguir a indicação geográfica, mas isso é assunto para outra conversa.
Por Alex Martins
Colaboração Sonea Stival
Revisão: Floripes Brandão (Pite)
Pra saber mais.