André Monteiro
Fotógrafo, escritor, cerradeiro e palestrante
Autor dos Livros “Parque das Emas, no coração do Cerrado”, “Águas de um Cerrado particular”, “Memórias: boiadeiros do Cerrado” e “Notas do Isolamento: quase diário de uma epidemia”
@andremontphoto
www.andremonteiro.org
Criado em 1961, o Parque Nacional das Emas tem 132.642 hectares, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), é a maior área do bioma Cerrado preservada em todo o planeta. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2001.
Localizado no sudoeste de Goiás, dentro da Região Turística Pegadas no Cerrado, o Parque sintetiza o bioma mais rico em biodiversidade do planeta e o segundo em extensão do Brasil.
A existência de uma Unidade de Conservação da magnitude do Parque Nacional das Emas significa um enorme potencial de turismo para a região, para o Brasil e para o mundo, aumentando a conscientização dos visitantes e de toda população da importância do Cerrado.
O Parque, sem a presença da ocupação humana em seu interior e em estado natural há milhões de anos, hoje enfrenta seu maior desafio, que é o de sobreviver à expansão da ocupação humana no seu entorno.Precisamos potencializar nacional e internacionalmente a visibilidade da região, para despertar nas novas gerações a importância da preservação do bioma Cerrado e alertar para a seriedade da relação da produção moderna com a natureza.